Como anda a qualidade do seu sono?

Dormir bem é indispensável para o organismo do ser humano, pois durante o sono o organismo realiza tarefas fundamentais para a saúde.

Você pode até não dar a devida importância para o seu sono, mas o fato é que não há quem viva sem ele. Dormir é muito mais do que apenas repousar, é um estado físico único e essencial para o funcionamento do nosso organismo. O sono é uma necessidade básica do nosso organismo, assim como beber água ou se alimentar. E para contar com todos os benefícios atrelados a ele, as pessoas devem estar atentas à quantidade e principalmente à qualidade do sono.

Dormir bem é uma das recomendações para quem quer ter uma vida saudável, isso porque o sono é capaz não apenas de restabelecer o corpo e a mente após um período intenso de atividades, mas também contribui para a melhora do metabolismo, para manter o peso sob controle, para o fortalecimento do sistema imunológico, para prevenir doenças e ainda para que haja a regulação emocional e a sensação de bem-estar.

Ao dormir, enquanto achamos que apenas descansamos, muitas atividades acontecem em nosso organismo. Quando dormimos nossas ondas cerebrais se alteram, a pressão arterial diminui e o coração desacelera. Os músculos chegam a inercia para se recuperar das atividades do dia, produzimos hormônios como o do crescimento, a testosterona, o cortisol, imunoglobulinas fundamentais para as defesas do nosso organismo, consolidamos a memória e reabilitamos nosso estado psicológico.

Cerca de 30% da população mundial têm dificuldade de dormir ou de manter um sono contínuo. Essa privação de sono está relacionada a diversas doenças, como ansiedade, depressão, dores crônicas, bruxismo, apneia do sono e demais problemas. Além disso, dormir mal pode aumentar o risco de inflamação e infecção.

O regime de privação do sono está entrelaçado ao modo de vida atual. A rotina acelerada faz com que as pessoas atribuam o cansaço a diversos fatores, sem reconhecer que podem não estar tendo um sono que seja de fato restaurador. Dormir à noite toda não representa necessariamente uma noite bem dormida. É preciso estar atento e identificar sintomas no dia-a-dia, afinal, uma boa noite de sono é aquela em que se acorda descansado, sem sonolência, com boa memória e concentração.

Categorias

FIQUE POR DENTRO DE NOSSAS NOVIDADES!

Cadastre-se já e receba dicas sobre beleza, Saúde e empreendedorismo aĺem de ficar por dentro de tudo que acontece por aqui!